Gincana 2013
Gincana 2013

GINCANA 2013 REGULAMENTO MODIFICADO EM 23-04-2013

 

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

PADRE SIMÃO FILETO

 

 

 

GINCANA ESCOLAR ANO 2013

 

 

  1. I.            CONSIDERAÇÕES GERAIS

 

Em apoio ao Projeto Pedagógico da E.M.E.F.M. Padre Simão Fileto, a comissão organizadora após ser definida na semana pedagógica do ano de 2013, vem definir o conjunto das atribuições necessárias para a realização da 3ª gincana escolar da Escola Padre Simão Fileto.

 

 

  1. II.            MOTIVAÇÕES

 

A gincana escolar 2013 visa proporcionar a comunidade escolar mais um momento de lazer concomitantemente às atividades didático-pedagógicas desenvolvidas pela escola. E, também, criar condições que levem o corpo discente a desenvolver uma afetividade maior pela escola, reconhecendo nela um espaço não só destinado à preparação para o próximo segmento educacional, desmistificando o conceito de ambiente escolar como um espaço onde só se aprende com aulas expositivas e restritas ao espaço das salas de aulas.

 

 

  1. III.             REGULAMENTO

 

Este Regulamento dispõe sobre a organização da gincana escolar ano 2013 da Escola Padre Simão Fileto, que traz como tema AS PROFISSÕES e foi elaborado pela Comissão Organizadora, especialmente instituída pela direção da escola.

 

Todas as pessoas que participarem, de qualquer forma, do evento, estarão sujeitas às condições deste regulamento. Não sendo aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das equipes.

 

É de responsabilidade dos representantes das equipes a ampla divulgação junto aos integrantes das mesmas.

 

Eventuais omissões deste regulamento serão tratadas pela Comissão Organizadora.

 

 

 

A)     OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a aprender e aprender a ser. Através do trabalho coletivo com o estudo de algumas profissões, tema da referida gincana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. 1.      Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários e pais, oportunizando a integração escola e família;

 

  1. 2.      Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;

 

  1. 3.      Trabalhar os aspectos culturais, lúdicos e sociais;

 

  1. 4.      Usar a imaginação criadora, através das diversas formas de leitura e compreensão das profissões exploradas na gincana;

 

  1. 5.      Exercitar o espírito de liderança, motivação e respeito ao próximo.

 

 

B)     PARTICIPAÇÃO

 

São considerados aptos a participar da gincana escolar 2013 todos os alunos que estiverem oficialmente matriculados até duas semanas anteriores a data da realização do evento.

 

 

C)     EQUIPES

 

Será um total de cinco equipes participantes, batizadas com um nome de uma das profissões ou da área de atuação profissional (saúde, educação, infraestrutura, engenharia, etc), escolhido de forma democrática pela equipe.

 

Cada equipe terá, por sorteio, membros de todas as séries, conforme a vontade de participação e cadastramento realizado com as turmas.

 

As equipes contarão com a participação de professores como padrinhos, excetuando-se os que fazem parte desta comissão.

 

As equipes deverão contar com um coordenador, o qual será o porta-voz da equipe junto à comissão organizadora e a banca julgadora. O coordenador terá o direito de acompanhar os membros das equipes que irão realizar as tarefas, estimulando-os.

 

Cada equipe deverá criar e/ou adotar um grito de guerra o qual deverá ser executado por solicitação dos mediadores do evento.

 

 

D)     PROVAS

 

Haverá provas de duas naturezas:

 

- Respostas a perguntas sobre o tema da gincana;

 

- Atividades práticas, realizadas no interior da escola.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

As equipes deverão se munir de informações prévias sobre as profissões e seus respectivos profissionais, principalmente dando destaque as profissões que fazem parte do nosso cotidiano.

 

As equipes deverão escolher participantes para responder as perguntas que serão feitas sobre as profissões e o que a elas estiver relacionado.

 

Um mesmo participante não deverá responder a mais de uma questão, dando a outros membros de sua equipe a oportunidade de também participarem efetivamente.

 

ATIVIDADES PRÁTICAS

 

As equipes participarão da realização de tarefas que envolvam deslocamento pelo ambiente escolar a procura de objetos ou pistas que permitam o cumprimento de tarefa.

 

As equipes farão uso das aptidões físicas de seus membros para realizarem tarefas que vão exigir coordenação motora.

 

As equipes usarão das habilidades intelectuais de seus membros para realizarem tarefas de dramatização, para demonstrarem o cotidiano de determinadas profissões e seus profissionais.

 

 

E)      PONTUAÇÃO

 

- POR PROVA PRÁTICA CUMPRIDA

 

            . 10 PONTOS

 

- POR ACERTO NAS RESPOSTAS

 

            . 5 PONTOS

 

- POR ORDEM DE CONCLUSÃO DAS PROVAS PRÁTICAS

 

. – 1 (menos um) PONTO A CADA POSIÇÃO, APÓS UMA DAS EQUIPES OBTER ÊXITO NA REALIZAÇÃO DA TAREFA.

 

Observação

Existirá um tempo máximo, apresentado pelo mediador do evento, que deverá ser respeitado pelas equipes, estas, perderão a pontuação da tarefa se ultrapassarem esse tempo.

 

 

 

F)      PENALIDADES

As equipes perderão pontos no caso de:

• Ultrapassar o tempo limite para iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa dos pontos correspondentes à mesma, sendo 1 ponto por minuto decorrido.

• Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho), ficando a decisão da punição a critério da Comissão Organizadora.

• Ultrapassar o tempo limite de conclusãoprevisto para o cumprimento da tarefa.

• Na ocorrência de comportamento inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à imagem daescola ou do evento como um todo, a exemplo de está sob efeito de bebida alcoólica ou de materiais de natureza similar, acarretará emdesclassificação sumária (decisão irrevogável) do participante, ou mesmo da equipe, se envolver um número considerável de participantes envolvidos.

 

G)     PREMIAÇÃO

 

1º LUGAR – 1 ponto em cada uma das nove disciplinas;

2º LUGAR – 1 ponto em cinco das nove disciplinas (escolhidas pelo participante);

3º LUGAR – 1 ponto em três das nove disciplinas (escolhidas pelo participante);

4º LUGAR – 1 ponto em duas das nove disciplinas (escolhidas pelo participante);

5º LUGAR – 1 ponto em uma das nove disciplinas (escolhida pelo participante);

 

Observação:

 

Os pontos serão atribuídos a um dos três exercícios bimestrais (1º, 2º ou 3º) e não a média bimestral.

 

Em caso de empate, os critérios para desempate seguirão a seguinte ordem:

 

1º Maior número de primeiros lugares;

 

2º Maior número de acertos nas tarefas de conhecimentos específicos.

 

* Persistindo o empate, as equipes dividirão a colocação.

 

 

H)     COMISSÃO JULGADORA

 

A análise do cumprimento das provas será realizada pela COMISSÃO JULGADORA DO EVENTO, a qual será composta por professores e outros funcionários da escola que não estiverem como padrinhos de equipes nem como membros da comissão organizadora. O número de juízes será de no mínimo 5 e de no máximo 10.

 

 

 

I)        LOCAL

 

O evento será realizado exclusivamente nas dependências da escola, no dia 30 de abril, entre as 08h30min e 16h00min.

 

 

  1. IV.            COMISSÃO ORGANIZADORA

 

A)     ATRIBUIÇÕES

Preparar o Regulamento;

Preparar as tarefas (normais, surpresa e especiais) da Gincana.

 Divulgar a Gincana e seu cronograma em nome da Escola.

 Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento.

Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.

Estabelecer horários relacionados à execução da Gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes.

Sortear assuntos das tarefas que exijam esse tratamento.

 Retirar pontos das equipes por qualquer infração no regulamento.

 

B)     COMPONENTES

Albanery Rejane, Augusta Gisele, Eudes Henrique, Jarbas César, Mirlane Maria, Rogério Donato, Rubencélia Pereira e Silvana Maria.

 

       

 

 

 

A GINCANA DAS PROFISSÕES da ESCOLA PADRE SIMÃO FILETO ano letivo de 2013 contará com 7 provas, assim descritas:

 

 

 

1ª PROVA – MÍMICO PROFISSIONAL

 

Cada equipe contará com cinco participantes, escolhendo entre eles o que vai realizar as mímicas das profissões. Os membros devem ser de séries distintas.

Será entregue ao mímico um cartão contendo 5 profissões para que, no tempo de 2 minutos, seus colegas adivinhem o que ele está representando.

 

 

 

2ª PROVA – JOGO AVANÇA UMA CASA

 

O interlocutor do evento terá em mãos um cartão escolhido por cada equipe, o qual conterá perguntas sobre as profissões.

Cada equipe pode contar com apenas um participante (que não tenha participado antes de outra prova) para responder as perguntas contidas em seu cartão.

Para cada pergunta existirá um tempo máximo de 5 segundos destinados à resposta. O acerto habilitará o participante a avançar para casa seguinte.

A equipe, cujo participante chegar a última casa, será considerada vencedora da prova.

 

 

 

3ª PROVA – DRAMATIZAÇÃO

 

Dramatização é uma prova onde as equipes irão escolher uma profissão para caracterizá-la, permitindo o reconhecimento da mesma pelo público e pelos jurados.

Cada equipe poderá contar com no máximo 5 participantes (de séries distintas e que ainda não tenham participado em outra prova) e terá um prazo máximo de 1 minuto para realizá-la.

 

 

 

4ª PROVA – CAÇA AO TESOURO

 

As equipes receberão um mapa referente ao espaço interno da escola. Nele existirão pistas que irão permitir aos participantes a passagem por cada uma das nove salas para coletar envelopes lacrados e cartões contendo as informações para que se avance a etapa seguinte (próxima sala).

Seguindo corretamente as pistas, o membro da equipe chegará a sala do tesouro, onde encontrará um baú correspondente a última pista e dentro dele seu tesouro, um último envelope com uma pontuação extra. Para ter acesso a esse baú, os participantes deverão responder corretamente a três das cinco perguntas contidas nos envelopes.

O número total de participantes por equipe será de 2 alunos (de séries distintas e que não tenha participado antes de outra prova).

 

 

5ª PROVA – JOGO DO BANQUINHO

 

O interlocutor do evento terá em mãos um cartão escolhido por cada equipe, no qual existirão perguntas sobre as profissões.

Cada equipe pode contar com 5 participantes (de séries distintas e que não tenham participado antes de outra prova) para responderem as perguntas contidas em seu cartão. A equipe perderá um de seus membros a cada resposta errada.

Para cada pergunta existirá um tempo máximo de 5 segundos destinados à resposta.

O número maior de restantes determinará a posição de cada equipe, após serem realizadas todas as perguntas.

 

 

 

6ª PROVA – CORRIDA MALUCA

 

Cinco membros de cada equipe (de séries distintas e que não tenham participado antes de outra prova) irão se revezar em uma corrida fazendo uso de sandálias de quenga de coco, eles irão pegar 5 de 10 cartões que conterão (ou não) pontos extras.

 

 

 

7ª PROVA – CONSTRUINDO UM SONHO

 

Nessa prova, cada equipe contará com 3 participantes: um carteiro, um pedreiro e seu servente.

O carteiro utilizará sua bicicleta para entregar duas cartas: uma ao pedreiro e outra ao servente.

Ao ler sua correspondência, o profissional terá que seguir as instruções para que a tarefa seja concluída.

A equipe que realizar a prova em menos tempo ganha pontos extras.



SUGESTÃO DE PROFISSÕES PARA PESQUISA


GINCANA ESCOLAR ANO 2013

AÇOUGUEIRO

ADMINISTRADOR

ADVOGADO

AGENTE DE SAÚDE

AGRICULTOR

AGRÔNOMO

ALFAIATE

ALMOXARIFE

AMELÔ

ANESTEGISTA

APICULTOR

ARQUITETO

ARTESÃO

ASSISTENTE SOCIAL

ATOR

 

BABÁ

BARBEIRO

BARMEM

BIBLIOTECÁRIO

BIÓLOGO

BOMBEIRO

 

CABELEREIRO

CANTOR

CARPINTEIRO

CARTEIRO

CHAVEIRO

COMEDIANTE

CONTABILISTA

COORDENADOR

COSTUREIRA

COZINHEIRA

 

DANÇARINO

DENTISTA

DETETIVE

DIARISTA

DIRETOR

DOMÉSTICA

 

ECONOMISTA

ELETRICISTA

ENFERMEIRA

EQUILIBRISTA

 

 

FARMACÉUTICO

FEIRANTE

 

GARI

GARIMPEIRO

GERENTE

 

JARDINEIRO

JORNALEIRO

JORNALISTA

 

LEILOEIRO

LOCULTOR

LOGISTA

 

MÁGICO

MANICURE

MANOBRISTA

MARCENEIRO

MASSAGISTA

MECÂNICO

MÉDICO

MINERADOR

MOTORISTA

 

NARRADOR

NUTRICIONISTA

 

ODONTÓLOGO

ORIENTADOR

ORTOPEDISTA

OURIVES

 

POLICIAL

PORTEIRO

PROFESSOR

PROTÉTICO

PSICÓLOGO

PSIQUIÁTRA

PADEIRO

PADRE

PALHAÇO

PECUARISTA

PEDAGOGO

PEDICURO

PEDREIRO

PESCADOR

PIANISTA

PINTOR

 

RADIALISTA

RADIOLOGISTA

RELOJUEIRO

 

 

SECRETÁRIO

SOLDADOR

SUPERVISOR

SANFONEIRO

SAPATEIRO

 

TABELIÃO

TATUADOR

TAXISTA

TELEFONISTA

TESOUREIRO

TRAPEZISTA

TRATORISTA

 

VAQUEIRO

VENDEDOR

VETERINÁRIO

VIGILANTE

 

ZELADOR